Os custos das doenças de origem alimentar.
Um surto de doenças de origem alimentar pode custar a uma casa comercial mais de 40mil reais de indenização, interdição das atividades e inutilização de matérias primas. A casa pode até vir a fechar por sua causa.
A prevenção de Doenças de Origem Alimentar (DTA).
Existem muitos desafios no caminho da prevenção de doenças de origem alimentar. Dentre elas estão os seguintes:
-Altas taxas de rotatividade de pessoal.
-Serviço para um número sempre maior de clientes de alto risco.
-serviço com alimentos potencialmente perigosos.
Uma casa comercial deve ter um programa eficaz de controle de qualidade, proativo fundamentado na prevenção de perigos ligados à segurança alimentar antes que eles ocorram. Um programa reativo que corrigir um problema depois de sua ocorrência não é um programa eficaz.
Populações de Alto Risco para Doenças de Origem alimentar.
O recenseamento de nossa população mostra existir um aumento no percentual de pessoas de alto risco propensas a contrair uma doença de origem alimentar. Esses indivíduos incluem as crianças, Mulheres em gestação, pessoas idosas, pessoas com sistema imunológico enfraquecido E pacientes sob tratamento com certos medicamentos. Todos esses grupos populacionais tem resistência interna diminuída as doenças ou como a gestante estão sobrecarregados ou super utilizados.
As crianças apresentam risco maior de contrair doenças de origem alimentar, pois ainda não possuem sistema imunológico completamente desenvolvido para lidar com determinadas doenças.
As pessoas idosas apresentam riscos maiores porque seus sistemas imunológicos e sua resistência enfraquecem com a idade.