SEPARAÇÃO
Agora você entendeu. *É preciso separar*!
Não se assuste! Estou falando muito sério.
Neste momento negativo, a surra, a dor e as noites em claro tem como objetivo o aprendizado. Posso afirmar que cerca de 98% dos estabelecimentos de *alimentação fora do lar* não tem o menor preparo financeiro para vivenciar algo nem de perto parecido.
Uma reserva de 30 dias? Falo da separação entre as suas finanças e as do seu restaurante.
Indiscutivelmente, nenhum empresário imaginou um cenário como este que estamos vivendo, a maioria não dispõe de quase ou nenhuma reserva financeira para cumprir com as obrigações de sua empresa.
Margem? DRE? Provisões?
São palavras desconhecidas no vocabulário dos 98 citados acima. A ansiedade pelo pagamento salarial do mês vigente, o desespero pela medida provisória anunciada, serviu como uma injeção de oxigênio, muleta e ânimo para estes empresários brasileiros que foram infectados pela crise e respiravam através de aparelhos.
Precisamos entender que se sobrou dinheiro em caixa, é do caixa e das estratégias. Não da sua carteira ou da CVC. É primordial que um *pró-labore* esteja estipulado e muito bem analisado para a sobrevida dos negócios. Se na nossa vida pessoal planejamos uma poupança para o futuro ou necessidades, no CNPJ deve usado a mesma estratégia.
Este que ainda não foi embora (_COVID-19_) pode nunca mais alastrar pânico e aflição em nosso meio, mas não temos a mesma certeza por inúmeras outras situações que podem findar de vez com o nosso buteco.
Chegamos ao fim da média. Chegamos ao fim do amadorismo.
É obrigatório separar as contas!
É preciso projetar!
É basilar que estejamos preparados para as adversidades, separar as contas é apenas um dos passos a serem dados a partir desse fortuito cenário.
É hora da gestão!
É hora de disseminarmos as boas experiências por aí, precisamos contaminar o máximo de pessoas possíveis com exemplos de boas práticas, pois vivemos em um ciclo onde o seu sucesso é a fonte de renda de tantas outras famílias.
A gastronomia é feita de pessoas para pessoas e nesse momento a preocupação é exclusivamente com elas! Que não sejamos hipócritas, neste momento, estamos levando a sério o que, em muitas ocasiões não fizemos, os nossos funcionários, a família dos nossos colaboradores, a saúde mental da nossa equipe.
Está tudo interligado, o nosso futuro e o peso dessa responsabilidade!
Quer de fato ver a economia girar?
Então é preciso gestão. vamos separar!
E mais do que isso, é preciso planejamento.
Neste momento lhe pergunto...
Qual o seu plano de marketing após as portas abertas?
Assinado: Um pequeno empresário ávido como você por um resultado responsável e expressivo.
Pedro Henrique Oliveira
Furst Gastronomia Artesanal
PH Gestão para Resultados